Afinal, qual o papel do INSS na construção de uma sociedade longeva?
1.Introdução;
2.Índice de envelhecimento no Brasil;
3.Concessão célere das aposentadorias;
4.Falhas do INSS;
5.Exemplos de falhas que afetam os idosos;
6.Benefícios do INSS;
7.Conclusão
8.Autor
Em segundo lugar, nesse sentido, o INSS tem um papel importante nesse processo, do mesmo modo, promovendo ações que contribuem desse modo, para melhorar a qualidade de vida dos idosos brasileiros.
De acordo com o Censo realizado em 2022, observou-se um envelhecimento da população em nosso país.
Acima de tudo, esse dado suscita preocupações em virtude da necessidade de implementação de políticas sociais, antes de tudo, direcionadas a esse público.
Atualmente, as aposentadorias asseguram a garantem que os idosos tenham assim, um sustento adequado para suas necessidades básicas.
Semelhantemente, o envelhecimento ativo é um processo que envolve, por sua vez, o desenvolvimento e a manutenção da capacidade física, tanto mental quanto social.
Então, sob o mesmo ponto de vista, essas ações, visam possibilitar que os idosos participem assim, plenamente e igualmente da sociedade.
Nesse contexto, as aposentadorias contribuem, então, para a promoção do envelhecimento ativo, proporcionando aos idosos, por exemplo, mais tempo para se dedicarem a atividades que lhes trazem prazer, bem como satisfação.
Do mesmo modo, observamos, contudo, que essas são informações preocupantes, considerando, afinal, o aumento de idosos em nosso país.
Acima de tudo, o INSS apresenta sempre, uma série de falhas que, de alguma forma, dificultam e impedem a concessão de benefícios, ou seja, para pessoas que por exemplo, dependem dos benefícios de aposentadoria.
Burocracia:
O processo de concessão de benefícios é complexo e burocrático, o que, por sua vez, tem como resultado os atrasos, bem como os erros.
Negativações indevidas:
Negando os benefícios de meneira indevida, consequentemente, também tem como resultado, prejuízos financeiros e emocionais para os beneficiários.
Falta de informação:
A princípio, o INSS nem sempre fornece informações claras e precisas sobre os benefícios, ao passo que, gera ainda mais dificuldades ao acesso, bem como dos beneficiários.
Em contrapartida, essas falhas causam, por exemplo, um grande impacto e, como o resultado negativo na vida das pessoas que dependem, por exemplo, de benefícios, bem como os previdenciários e assistenciais.
Nesse sentido, em alguns casos, a falta de benefícios pode levar tanto à pobreza quanto à fome e, sobretudo, à vulnerabilidade social.
Dessa forma, caso o idoso necessite de cuidados de um familiar, pode enfrentar dificuldades para obter o benefício de prestação continuada (BPC), o qual é destinado a idosos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo.
Por outro lado, no caso de uma pessoa com deficiência que necessita de cuidados de um familiar, pode não conseguir o auxílio-doença.
Além disso é destinado a trabalhadores que estão incapacitados para o trabalho, ou seja, que por sua vez, ultrapasse o prazo de mais de 15 dias.
Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAI-I):
Visa, contudo, oferecer atendimento médico, odontológico e psicossocial a idosos.
Reabilitação Profissional para Idosos (PRPI):
Serviços de reabilitação física e cognitiva também são oferecidos para idosos.
Assistência Social ao Idoso (PASI):
O Programa tem como objetivo oferecer serviços de assistência social a idosos em situação de vulnerabilidade.
Em suma, uma das principais ações que deveria acontecer imediatamente, seria finalmente a concessão de aposentadorias de forma ágil.
Nesse sentido, essas ações do INSS, contribuiria para o agora e assim, conseuentemente, para o aumento da longevidade.
Em conlusão e por fim, com a concessão de aposentadorias, é possível, então, garantir o sustento adequado para os idosos que tanto esperam e que terão menos tempo para trabalhar e assim, acumular recursos financeiros devido ao aumento da expectativa de vida.
Redatora e Analista de Marketing.
Experiência diversificada em comunicação, atuando em rádio, eventos e agências de publicidade.
Canal Oficial:
(61) 99506-7051 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
Canal de Relacionamento:
(61) 9426-6387 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
SAC:
(61) 99376-6881 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
Setor Bancário Sul – Quadra 2 Bloco S Cobertura do Ed. Empire Center
CEP 70070-904 Brasília/DF
Aviso Legal: O LCbank atua exclusivamente na compra e intermediação de Precatórios, RPVs, direitos creditórios e ativos judiciais. Não somos e nem atuamos como instituição financeira. LCbank – CNPJ 43.945.933/0001-64