LCbank - Antecipação de RPV e Precatório do INSS

Antecipar RPV ou não antecipar: Eis a questão…

Você quer solucionar essa questão de antecipar ou não antecipar rpv? Hoje vou te explicar um pouquinho sobre a Requisição de Pequeno Valor ajudar nessa missão.

Antecipar RPV ou não antecipar: Eis a questão…

Sabe quando você tem um crédito a receber, mas está precisando de dinheiro na mão mais rápido? Pois é, é aí que entra a antecipação de RPV. 

Você vende seu direito de receber esse valor para uma empresa que entende do assunto, como o LCbank.

Em contrapartida, eles te dão uma grana na hora, um pouco menor do que você receberia ao final do processo, por conta das taxas e descontos, mas, dessa maneira, você não precisa esperar todo o trâmite que pode levar meses ou até anos.

Normalmente, o principal motivo para as pessoas optarem por antecipar a RPV é a necessidade de resolver alguma coisa imediatamente.

Como é o processo de antecipação?

Agora, você deve estar se perguntando como funciona esse processo de antecipação, não é mesmo? Então, acompanhe:

  1. Análise do crédito: Primeiramente a empresa especializada vai dar uma olhada no seu crédito, verificar se o RPV é legítimo, sua origem, valor e outras características importantes.

  2. Proposta: Depois dessa análise, eles vão te fazer uma proposta de compra. Essa proposta vai refletir o valor do RPV com alguns descontos e taxas. Dessa forma, você vai analisar se aceita ou quer negociar.

  3. Contrato: Após, se as duas partes chegarem a um acordo, um contrato é fechado, com todos os termos da antecipação bem definidos. Isso garante os direitos e deveres de todos os envolvidos.

  4. Pagamento: Com o contrato assinado, a empresa faz o pagamento para você, conforme o combinado.

  5. Recebimento do RPV: Por fim, a empresa que antecipou o valor para você será a responsável e vai ficar de olho no processo e receber o valor do RPV quando ele for liberado pela entidade que te deve.

Prazo da RPV

Agora você deve estar se perguntando: E o tempo que a RPV leva pra cair na conta?

Bem, depois que a decisão judicial é finalizada e a ordem de pagamento é emitida, o processo de transferência da RPV começa. 

Normalmente, isso leva uns 60, mas pode variar de acordo com vários fatores, como a eficiência do sistema judicial local, bem como a rapidez com que o governo processa esses pagamentos, e até mesmo períodos de recesso ou feriados que podem atrasar tudo.

RPV liberado

Agora, pra saber se a RPV já foi liberada, você pode manter uma comunicação regular com seu advogado, que tem acesso direto às informações do processo. 

Além disso, muitos tribunais e entidades governamentais disponibilizam sistemas online onde você pode acompanhar o andamento do seu caso. 

Outra opção é entrar em contato diretamente com o órgão público responsável pelo pagamento. Assim, eles podem te dar informações atualizadas sobre a liberação do RPV.

Antecipar RPV ou não antecipar: Eis a questão…

E para sacar RPV?

Bom, o processo começa assim que o tribunal emite a ordem de pagamento.
Após a liberação do RPV, o valor é transferido para a conta bancária indicada no processo.

Primeiro, você será notificado, geralmente pelo seu advogado, de que a RPV foi liberada e o dinheiro está disponível. Aí, o valor é transferido para a conta.

Depois disso, é bom ficar de olho na conta para confirmar o recebimento do valor.

Uma vez que o dinheiro está na sua conta, você pode sacar ou usar como quiser. Sobretudo, só não esqueça de verificar quais são as implicações fiscais que podem surgir do recebimento da RPV.

Algumas estratégias para acelerar o recebimento

E se você quiser acelerar o recebimento do seu benefício, tem algumas estratégias que podem ajudar. Veja:

  • Uma delas é a cessão de crédito: você vende seu precatório para uma empresa especializada e recebe um valor antecipado. 
  • Outra é pedir preferência de pagamento se você for idoso ou tiver alguma doença grave. 
  • Também é bom manter um acompanhamento constante do processo e “pressionar”, legalmente, para que o pagamento seja feito dentro dos prazos legais. 
  • Em alguns casos, você pode até negociar diretamente com a entidade governamental devedora para um acordo de pagamento antecipado. 

Certamente, consultar um advogado especializado em precatórios também pode ser uma boa ideia.

Sobre o recebimento

Agora, quem recebe a RPV é o advogado ou o cliente? Depende. 

Na maioria dos casos, a RPV vai direto para conta bancária do cliente. Mas, em algumas situações, a RPV é, de fato, depositada na conta bancária do advogado, que depois tem que repassar a quantia devida para o cliente, conforme combinado.

Antecipar RPV ou não antecipar: Eis a questão…

Por que escolher o LCbank para antecipar sua RPV?

Bom, o LCbank é especializado em compra de precatórios e antecipação de RPVs.

Com toda certeza é uma empresa transparente, de comunicação e resolução ágil e acima de tudo, muito seguros. 

Além disso, têm os melhores advogados e profissionais do mercado, garantindo a integridade e segurança de todas as transações. 

Dessa forma, se você está precisando antecipar sua RPV, dá uma olhada no LCbank! Converse com nossos especialistas.

Conclusão

E aí, gostou do que leu? Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a antecipação de RPV. 

Então lembre-se, a decisão de antecipar ou não antecipar RPV é muito pessoal e depende de suas necessidades e circunstâncias individuais. 

Por isso, se você está precisando de dinheiro rápido e está disposto a receber um pouquinho menos para ter acesso imediato ao seu benefício, a antecipação de RPV pode ser uma excelente opção.

De qualquer maneira, é fundamental que você busque orientação profissional para entender todas as implicações dessa escolha.

Seja como for a sua decisão, lembre-se de que o LCbank está aqui para ajudar. Com uma equipe especializada, transparente e ágil, podemos garantir que a sua experiência de antecipação de RPV seja tranquila e segura. 

Assim, por fim, se você está pensando em antecipar sua RPV, não deixe de falar conosco. 

Estamos à disposição para responder todas as suas perguntas e ajudar você a tomar a melhor decisão!

Ana Paula Matias

Ana Paula Matias

Redatora

Consulte quanto pode valer sua RPV ou Precatório
Preencha o formulário e um de nossos atendentes vai entrar em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
O seu CPF nos ajuda a localizar e analisar, em poucos minutos, sua RPV.