1.Introdução;
2.Os documentos necessários para solicitar o pagamento dos atrasados do INSS
3.Passos para segurado;
4.Em que momento devo acionar um advogado para receber uma RPV?
6.Benefícios de procurar um advogado para receber uma RPV;
7.Conclusão;
8.Autor.
Primeiramente, as pessoas podem receber os atrasados do INSS mesmo sem entrar na justiça.
De acordo com a legislação, o INSS tem um prazo legal de 45 dias, para então, pagar os benefícios atrasados.
Contudo, no caso do benefício não ser pago dentro desse prazo, o segurado pode nesse sentido, entrar em contato com o INSS para solicitar o pagamento.
Do mesmo modo, o INSS também pode pagar os atrasados de forma espontânea, sem que o segurado precise entrar com uma ação judicial.
Todavia, o segurado deve apresentar os documentos necessários para comprovar assim o direito ao benefício.
Os documentos necessários para solicitar o pagamento dos atrasados do INSS são:
Agora, caso o INSS não venha pagar os atrasados dentro do prazo legal, o segurado pode entrar com uma ação judicial para então cobrar o valor devido.
Do mesmo modo, o segurado deve comprovar o direito ao benefício e o valor dos atrasados. Como resultado, o juíz pode determinar que o INSS pague o valor devido, ou seja, com juros e correção monetária.
Nesse sentido, para então receber os atrasados do INSS, o segurado deve primeiro verificar se o prazo de 45 dias para o pagamento do benefício já foi ultrapassado.
Caso positivo, agora, é necessário entrar em contato com o INSS para solicitar o pagamento dos atrasados, ou seja, também deve apresentar os documentos necessários que então comprovem acima de tudo o direito ao benefício.
Em outras palavras, INSS, não efetuando o pagamento dentro do prazo legal, o segurado pode entrar com uma ação judicial.
No entanto, é importante ressaltar que o INSS pode negar o pagamento dos atrasados, mesmo que o segurado apresente todos os documentos.
Portanto, o segurado tem o direito de recorrer da decisão do INSS.
Desse modo, um advogado será útil se você tiver um caso complexo ou se necessitar de ajuda para negociar com o órgão devedor.
Ainda assim, é possível que as pessoas recebam os atrasados do INSS sem recorrer à justiça, aproveitando o prazo legal de 45 dias estabelecido para o pagamento desses benefícios.
Ao mesmo tempo, apresentar documentação adequada dos documentos necessários vai facilitar assim também, o recebimento espontâneo por parte do INSS.
Em suma, caso o pagamento não seja efetuado no prazo estipulado, o segurado tem a opção de ingressar com uma ação judicial.
Dessa forma, para garantir seus direitos, podendo contar com a orientação de um advogado, especialmente em situações mais complexas ou por exemplo, quando há dúvidas sobre valores e processos relacionados à RPV (Requisição de Pequeno Valor).
Por fim, a busca por suporte legal contribui para proteger os direitos do segurado, evitar assim possíveis erros e assegurar o recebimento integral da RPV.
Redatora do LCbank
Canal Oficial:
(61) 99506-7051 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
Canal de Relacionamento:
(61) 9426-6387 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
SAC:
(61) 99376-6881 – (9h às 18h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)
Setor Bancário Sul – Quadra 2 Bloco S Cobertura do Ed. Empire Center
CEP 70070-904 Brasília/DF
Aviso Legal: O LCbank atua exclusivamente na compra e intermediação de Precatórios, RPVs, direitos creditórios e ativos judiciais. Não somos e nem atuamos como instituição financeira. LCbank – CNPJ 43.945.933/0001-64